Sindrome do Túnel do Carpo

Sabe o que é Sindrome do Túnel do Carpo?

A sindrome do túnel do carpo é uma doença considerada a síndrome compressiva dos membros superiores mais comum.

Se manifesta com queixas de formigamento e dores nas mãos, mais precisamente acomete o polegar, indicador, médio e metade radial do anular.

Por que as mãos formigam?

A sensibilidade da pele se dá pela inervação dos nervos sensitivos que enviam as informações de tato, temperatura e dor ao cérebro. E no punho na região do túnel do carpo está contido as seguintes estruturas:Flexores superficiais e profundos dos dedos, flexor longo do polegar e o nervo mediano.

E na figura acima esta representado um desenho esquemático da abordagem por via aberta na figura superior e na inferior apenas os elemento internos que compõe o túnel do carpo.

Numa situação em que há um aumento da pressão dentro do túnel do carpo o nervo mediano começa a ter um sofrimento tecidual que em resposta se traduz pelo formigamento e dor.


Tem outros sintomas?

Além do formigamento e dor em choque que corre pelos dedos, pode também estar associado a uma fraqueza da flexão dos dedos e atrofia da musculatura tenar(região do polegar) e em casos mais avançados lesões ulcerativas nas pontas dos dedos devido o déficit sensitivo.


Tem uma causa clara da doença?

Considerado em grande maioria idiopático, mas sabe se que é 5 vezes mais comum em mulheres. Em geral acomete dos 30 aos 60 anos e tem relação com o sobrepeso/obesidade.Existem fatores de risco para o desenvolvimento da doença: fratura do punho, diabetes, infecção, tumores, alterações tireoidianas, amiloidose, anatomia anormal, gestação(após a lactação melhoram os sintomas) e trabalhadores submetidos a traumas vibratórios.


Existe exames para diagnosticar?

O diagnóstico é clinico, em outras palavras se o médico tem as queixas bem características e associado ao exame físico do punho com sinais de irritação e choque ao percutir o nervo está fechado o diagnóstico e pode confirmar o diagnóstico com um exame de eletroneuromiografia.


Qual o tratamento?

Temos 2 possibilidades:

-tratamento clínico em casos leves com o uso de órteses imobilizando o punho, analgésicos comuns, anti-inflamatórios não hormonais, corticoides e medicações para dor neuropáticas(gabapentina ou pregabalina).

-tratamento cirúrgico: é a liberação do túnel do carpo por via aberta através de uma incisão de 3 cm no punho ou por via endoscópica com a abertura de 1cm na prega do punho. Ambas as técnicas tem suas vantagens e desvantagens.

Pode ter complicações a cirurgia?

O procedimento cirúrgico pode ter complicações relacionados a anestesia, infecção da ferida operatória e lesão do nervo mediano ao abordar(<1%).
Em quanto tempo volto para as atividades normaisA resposta é depende, mas em geral as atividades habituais em 10 dias e atividades esportivas em 30 dias.