Sabe o que é Sindrome do Túnel do Carpo?
A síndrome do túnel do carpo é uma doença considerada a síndrome compressiva dos membros superiores mais comum.
Se manifesta com queixas de formigamento e dores nas mãos, mais precisamente acomete o polegar, indicador, médio e metade radial do anular.
Por que as mãos formigam?
A sensibilidade da pele se dá pela inervação dos nervos sensitivos que enviam as informações de tato, temperatura e dor ao cérebro. E no punho na região do túnel do carpo está contido as seguintes estruturas: Flexores superficiais e profundos dos dedos, flexor longo do polegar e o nervo mediano.
E na figura acima está representado um desenho esquemático da abordagem por via aberta na figura superior e na inferior apenas os elementos internos que compõe o túnel do carpo.
Numa situação em que há um aumento da pressão dentro do túnel do carpo o nervo mediano começa a ter um sofrimento tecidual que em resposta se traduz pelo formigamento e dor.
Tem outros sintomas?
Além do formigamento e dor em choque que corre pelos dedos, pode também estar associado a uma fraqueza da flexão dos dedos e atrofia da musculatura tenar (região do polegar) e em casos mais avançados lesões ulcerativas nas pontas dos dedos devido o déficit sensitivo.
Tem uma causa clara da doença?
Considerado em grande maioria idiopático, mas sabe se que é 5 vezes mais comum em mulheres. Em geral acomete dos 30 aos 60 anos e tem relação com o sobrepeso/obesidade. Existem fatores de risco para o desenvolvimento da doença: fratura do punho, diabetes, infecção, tumores, alterações tireoidianas, amiloidose, anatomia anormal, gestação(após a lactação melhoram os sintomas) e trabalhadores submetidos a traumas vibratórios.
Existe exames para diagnosticar?
O diagnóstico é clinico, em outras palavras se o médico tem as queixas bem características e associado ao exame físico do punho com sinais de irritação e choque ao percutir o nervo está fechado o diagnóstico e pode confirmar o diagnóstico com um exame de eletroneuromiografia.
Qual o tratamento?
Temos 2 possibilidades:
- tratamento clínico em casos leves com o uso de órteses imobilizando o punho, analgésicos comuns, anti-inflamatórios não hormonais, corticoides e medicações para dor neuropáticas (gabapentina ou pregabalina).
- tratamento cirúrgico: é a liberação do túnel do carpo por via aberta através de uma incisão de 3 cm no punho ou por via endoscópica com a abertura de 1cm na prega do punho. Ambas as técnicas tem suas vantagens e desvantagens.
Pode ter complicações a cirurgia?
O procedimento cirúrgico pode ter complicações relacionados a anestesia, infecção da ferida operatória e lesão do nervo mediano ao abordar(<1%).
Em quanto tempo volto para as atividades normais?
A resposta é: depende, mas em geral as atividades habituais em 10 dias e atividades esportivas em 30 dias.